Acesse nosso

facebook

"Relembrar, honrando as tradições do Rio Grande do Sul."
Notícia
Invernada Juvenil do CTG Felipe Portinho emociona comunidade com apresentação
05/02/2020

A invernada Juvenil do CTG Felipe Portinho participou na segunda-feira (03) da missa que integra a programação da 25ª Romaria em Honra a Nossa Senhora Lurdes em Marau, realizando apresentação que emocionou e encantou a comunidade, unindo fé e tradição. Na oportunidade, o grupo apresentou o tema levado ao palco do Enart 2019: “Os filhos da Promessa” na coreografia de entrada e “Um homem se ajoelha e chora...clama a Nossa Senhora, a chuva que não chega” na coreografia de saída.

 

De acordo com a Coordenadora Artística do CTG Felipe Portinho, Katia Hahn Schu, o objetivo do tema foi falar sobre a promessa feita para pragas e secas na região e também da Festa em Honra a Nossa Senhora de Lurdes, que acontece tradicionalmente na Gruta. Além disso, também faz parte do que a Família Portinho tanto preza, a fé.

 

Conforme a história, a gruta em honra a Nossa Senhora de Lourdes, construída em um terreno de 10.000 metros quadrados doado por Marcos Girardi e com material doado pelos irmãos Rigo (Luís, Antônio, Ernesto, Santo, Jorge, Vitório, José, Cecília e Francisco) teve sua primeira inauguração em 11 de fevereiro de 1945 e a segunda, na forma que conhecemos hoje, em 13 de fevereiro de 1977, em um projeto do Frei Nelson Campregher com participação da comunidade.

 

Em 15/08/1947 aconteceu a primeira procissão da Igreja Matriz até a Gruta, resultado de uma promessa para que não voltasse a seca e a praga de gafanhotos que no ano anterior tinha destruído as plantações da região. Com o tempo, esta procissão passou para o dia 11 de fevereiro e se acrescentou, a partir de 1958, por sugestão do então Pároco Frei Benjamin Vian, a missa da promessa, rezada todos os meses, sempre no dia 11.

 

Atualmente, além da missa da promessa, todos os anos, no mês de fevereiro, acontece a Romaria em honra à Nossa Senhora de Lourdes, com novena que inicia com a coroação de Maria, continua com a participação de várias comunidades e entidades que preparam e conduzem as missas. Na sexta-feira, acontece e procissão luminosa da Matriz até a Gruta, culminando no domingo com a grande festa de Lourdes. Em 2020, a Festa em Honra a Nossa Senhora de Lurdes completa 25 anos no município, com programação de 02 a 09 de fevereiro.

 

Através deste relato, a invernada juvenil conta um pouco desta história com músicas de Alexandre Brunetto e coreografias de Adriano de Bem.

 


Galeria de fotos

voltar topo