Acesse nosso

facebook

"Relembrar, honrando as tradições do Rio Grande do Sul."
Notícia
Marauenses participam da 31ª edição do Entrevero Cultural de Peões do RS
24/04/2019

Acontece nos dias 25, 26 e 27 de abril em Rio Grande, nas dependências do Centro de Eventos, no Centro Cultural Nativista Sentinela do Rio Grande e no Colégio Salesiano Leão XIII, a 31ª edição do Entrevero Cultural de Peões do Rio Grande do Sul. O concurso é dividido em três categorias, conforme a idade dos concorrentes: Peão, Guri e Piá. Marau estará buscando o título em duas categorias, Piá, com João Vitor Falabrette Rigo e Peão, com Leonardo do Amarante Pinheiro, ambos representantes do CTG Felipe Portinho.  A 7ª Região Tradicionalista também tem como representante na categoria Guri, Gabriel Da Silva Kempfer do CTG Unidos Da Tradição Riograndense de Carazinho.

 

Criado em 1988, o Entrevero de Peões é realizado anualmente na cidade do vencedor da categoria Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul, sendo que na gestão 2018/2019 o crachá foi carregado por Mateus Dias Louzada, de 19 anos. Antes de chegar na etapa estadual, os concorrentes disputaram o título nas 30 regiões do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). No concurso, são realizadas provas campeiras, culturais, prova escrita, oral, artística e ficha relatório. O evento tem por finalidade escolher, anualmente, dentre os jovens associados de entidades filiadas ao MTG, representantes da cultura, das habilidades artísticas, campeiras e de artesanato, possuidor dos valores tradicionais característicos da identidade cultural do gaúcho.

 

João Vitor Falabrette Rigo ingressou no CTG Felipe Portinho no início do ano de 2010, na Escolinha Dente de Leite da Entidade. Na metade do ano, já participou do seu primeiro concurso interno, onde foi 2º Piazito da entidade. No ano de 2011 participou novamente do concurso interno, e desta vez conquistou o título de 1º Piazito. Nos anos seguintes continuou participando do CTG, passando pelas invernadas pré-mirim e mirim e também participou de vários concursos de declamação e dança. Em 2015, participou outra vez do concurso interno, onde foi o 1º Piá Farroupilha da Entidade. No seguinte, 2016, conquistou um título inédito para o CTG Felipe Portinho e o Município de Marau: 1º Piá Farroupilha da 7ª Região Tradicionalista, onde representou a 7ª região Tradicionalista, o CTG Felipe Portinho e Município de Marau no 29° Entrevero Estadual de Peões do Rio Grande do Sul, em abril de 2017, na cidade de São Sebastião do Caí, o qual João passou perto de realizar o sonho de ingressar na Gestão Estadual de Peões, conquistando o 4º lugar. Em 2017 novamente realizou o concurso interno da Entidade e em junho 2018 conquistou novamente o título de 1º Piá Farroupilha da 7ª RT, tendo mais uma oportunidade de ir em busca do sonho de participar da Gestão Estadual, na cidade de Rio Grande, representando a 7ªRT, o CTG Felipe Portinho e o Município de Marau.

 

“No tradicionalismo eu conquistei muitas amizades, conheci lugares diferentes e tive experiências inesquecíveis, principalmente com o trabalho voluntário e as atividades que promovemos através das Gestões. Estou me sentindo preparado, pois participei de muito eventos promovidos e me mantive ativo no movimento, durante todos estes anos que participo. Agradeço a todos que me ajudam nesta caminhada com ensinamentos, companheirismo e amizade. Meu objetivo com o concurso é poder fazer o meu melhor em todos os momentos, para bem representar o município de Marau, a 7ª RT e o CTG Felipe Portinho, fazer novas amizades e cultuar a Tradição”, destaca João Vitor.

 

Leonardo do Amarante Pinheiro ingressou no Movimento Tradicionalista Gaúcho no ano de 2009, na invernada Juvenil do CTG Sentinelas do Pago, onde em julho do mesmo ano tornou-se o 1° Guri Farroupilha do CTG Sentinelas do Pago na Gestão 2009/2010 e no ano seguinte manteve o mesmo cargo, onde foi o 1º Guri Farroupilha 2010/2011. Participou do CTG Sentinelas do Pago como dançarino da invernada juvenil e adulta, declamador e como Guri Farroupilha até o ano de 2012. Em janeiro de 2013, por convite e incentivo de uma grande amiga, Letícia Antunes – in-memorian, começou a participar das atividades do CTG Felipe Portinho, iniciando na invernada juvenil e adulta. Em agosto do mesmo ano tornou-se o 1º Peão Farroupilha do CTG Felipe Portinho na Gestão de 2013/2014.  Na oportunidade, representou a entidade no Entrevero de Peões fase regional e conquistou o título de 1º Peão Farroupilha da 7ª Região Tradicionalista na Gestão de 2014/2015, região está, a qual pode representar juntamente com o CTG Felipe Portinho no 27° Entrevero Estadual de Peões Farroupilhas do Rio Grande do Sul em Marau no ano de 2015. Participou da finalíssima do ENART 2015 na modalidade de Danças Gaúchas de Salão em Santa Crus do Sul. Em agosto de 2015, foi novamente o 1º Peão Farroupilha do CTG Felipe Portinho. Foi Campeão da Fase Regional do ENART 2016 na modalidade Danças Gaúchas de Salão. Participou da finalíssima do ENART 2016 na modalidade de Danças Gaúchas de Salão e nas danças tradicionais força B em Santa Crus do Sul. 1º Peão Farroupilha da 7ª Região Tradicionalista Gestão 2016/2017. Representou a 7ª região Tradicionalista e o CTG Felipe Portinho no 29° Entrevero Estadual de Peões Farroupilhas do Rio Grande do Sul em abril de 2017 na cidade de São Sebastião do Caí. Em 2017 se tornou novamente 1º Peão Farroupilha do CTG Felipe Portinho e em 2018 se tornou o 1º Peão Farroupilha da 7º RT na cidade de Santo Antônio do Palma, tendo mais uma oportunidade de ir em busca do sonho de participar da Gestão Estadual.

“Faltando poucos dias para o grande momento do Entrevero de Peões na Fase estadual, me sinto muito grato por todos os momento que vivi nesses 10 anos participando dos concurso de peões, onde fiz muitas amizades e conheci inúmeros lugares e pessoas do nosso Rio Grande. Minha expectativa para esse concurso é fazer com que todas as minhas provas sejam um verdadeiro sucesso, através do reflexo de minha preparação intensa, pois foram anos de dedicação para chegar na cidade de Rio grande, e muito bem represar o meu município, Marau, e também os outros 41 município da Sétima Região tradicionalista, juntamente com o CTG Felipe Portinho, que em seus 61 anos relembra e preserva as nossas tradições. Gratidão a minha família, ao CTG Felipe Portinho e Sentinelas do Pago que foram as entidades que me abriram as portas para evoluir e viver esse sonho, a todos os instrutores que compartilharam seus conhecimentos durante todos esses anos, ao poder público municipal pelo incentivo e a nossa comunidade Marauense. Por fim agradeço a todos que estiveram comigo nesta preparação, pois independente do resultado, eu estou muito feliz e satisfeito por todo trabalho que realizei nesses anos dedicados a esta causa, onde com certeza deixei algum legado e bons exemplos para as crianças e jovens que preservarão este tradicionalismo no futuro”, frisa Leonardo.

 

O Entrevero estima receber um público de 4000 pessoas, visitantes, que terão acesso gratuito para prestigiarem as provas. No encerramento, será realizado a apresentação musical com o Grupo Querência no baile de integração onde será divulgado os vencedores do concurso e entregue os troféus e os florões aos três primeiros colocados de cada categoria. Depois de eleitos, a Gestão de Peões do Estado percorre o Rio Grande do Sul realizando palestras, atividades sociais e organizando seminários de fomento à cultura. O evento é organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, 6° Região Tradicionalista e Prefeitura Municipal do Rio Grande.

 

A participação dos marauenses no 31º Entrevero Cultural de Peões do Rio Grande do Sul tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Marau e apoio do CTG Felipe Portinho e 7ª Região Tradicionalista.

 


voltar topo