Acesse nosso

facebook

"Relembrar, honrando as tradições do Rio Grande do Sul."
Notícia
Pioneiro em Marau, CTG Felipe Portinho comemora 60 anos de existência
08/02/2018

 

O Centro de Tradições Gaúchas Felipe Portinho foi o pioneiro do Movimento Tradicionalista em Marau e em 2018 comemora uma data especial. Nesta quarta-feira (08), a entidade chega ao seu aniversário de 60 anos. A sua criação foi no dia 08 de fevereiro de 1958, onde o Capitão João La Maison, juntamente com outros tradicionalistas da época adeptos ao movimento, resolveram criar uma entidade social vinculada a história gaúcha. O nome Felipe Portinho foi uma homenagem prestada a quem teve ativa participação no Movimento Revolucionário de 1923, de modo especial em nossa região, e cuja coluna integrou-se o fundador da entidade, sendo que Felipe Portinho é o Patrono da mesma.

 

No dia do seu aniversário de 60 anos, um marco importante será escrito na história da entidade. Pela primeira vez desde a sua fundação, uma mulher será empossada como patroa do CTG Felipe Portinho. Ana Ruth Catanio toma posse em cerimônia a ser realizada na noite desta quinta-feira (08), na sede da entidade. Além dela, fazem parte da nova patronagem: 1º vice – patrão (1º capataz) – Dilceu Luiz Rizzotto; 2º vice – patrão (2º capataz) – Eder Rigo; º vice – patrão (3º capataz) – Enio Isele; 1º secretário (1º sota–capataz) – Silvia Perin; 2º secretário (2º sota-capataz) – Geni Lamaison; 1º tesoureiro (1º agregado das chelpas) – Ana Mariussi; 2° tesoureiro (2º agregado das chelpas) – Marlene Bassani. Conselho de vaqueanos (fiscal) – titulares: João Caceres, Darli Panarotto, Delciano Ferneda, Osmar Maestri e Alcides Valentin Mariussi. Suplentes: Miguel Mattos, Celso Radomski e Jaime Schu e patrão conselheiro – Jovino Segala.

 

Para comemorar a importante data, neste sábado (10) o CTG Felipe Portinho realiza jantar-baile de aniversário, a partir das 20h30min na sede da entidade. O traje será tipicamente pilchado e o baile animado por João Luiz Corrêa e Grupo Campeirismo. O cardápio será composto por churrasco, galeto, carne de porco, lasanha, arroz à grega, maionese, farofa e saladas diversas. Além disso, haverá sobremesas como pudim, sagu, chico balanceado, torta de bolacha, mousse de maracujá e torta da meia noite. Os ingressos para o evento já estão disponíveis no valor de R$ 80,00. Podem ser feitas reservas de mesas de 8 ou 10 lugares. Informações e reservas podem ser feitas através dos telefones (54) 9 9157-2147, (54) 9 9978-5757, (54) 9 9172-9117 ou ainda diretamente com o CTG Felipe Portinho, através do (54) 3342-5993.

 

O CTG Felipe Portinho 

 

O CTG Felipe Portinho foi o pioneiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho em Marau, o 3º CTG que integrou a 7ª Região Tradicionalista e um dos 10 primeiros do estado. Atualmente a entidade conta com as invernadas artísticas passando pela invernada dente de leite, pré-mirim, mirim, juvenil adulta e Xiru, tendo em seu quadro mais de 200 dançarinos. O CTG conta também com competidores individuais nas modalidades de declamação, chula, solista vocal, gaita, dança de salão e violino, sendo que também alcançou inúmeras conquistas nos últimos anos. E para completar, o CTG possui uma invernada campeira completa, que participa ativamente de competições de tiro de laço em todo o estado, além de equipe de jogos campeiros que possui conquistas em todo território nacional.

 

Nestes 60 anos de Existência, o CTG Felipe Portinho alcançou ainda muitas conquistas com os peões e prendas da Gestão, sendo as mais destacadas o peão Farroupilha do Estado do Rio Grande do Sul na gestão 2014/2015, e na gestão 1999/2000 a primeira prenda Juvenil do Rio Grande do Sul, além de inúmeras vezes termos peões e prendas na Gestão da Sétima Região Tradicionalista. Devido a participação ativa nos compromissos da 7ª Região Tradicionalista e do MTG, a entidade recebeu por três vezes a Comenda João de Barro, honraria esta que premia as entidades com maior participação nos eventos Oficiais do MTG, nos anos de 2006, 2014 e 2015.

 

No ano de 2014 sediou o Encontro de final de Ano do MTG, onde foram inauguradas obras internas como Biblioteca, sala de Reuniões, secretaria, pórtico de entrada e escadaria frontal. A Sede conta também com internet liberada em todas as dependências, site atualizado (www.ctgfelipeportinho.com.br), conta também com uma fanpage no Facebook e ainda possui um programa de rádio semanal, que vai ao ar aos domingos pela parte da manhã, das 11 horas ao meio dia, programa este que foi para o ar pela primeira vez em 1963 com o nome de Repontando a Tradição e ainda hoje mantém sua essência a serviço do CTG e da cultura Tradicionalista, acompanhando sempre a evolução das comunicações.

 

Na entidade também são realizados bailes tradicionais importantes para Marau, como por exemplo a Ronda Fandangueira e a Ronda Jovem, que são bailes temáticos que mostram e resgatam a cultura gaúcha, sendo estes pioneiros no estado, e precursores de bailes do gênero por toda a região. Além destes são realizados o tradicional baile da Prenda Jovem, o Baile de Aniversário do CTG e o Baile do Associado, além de inúmeros bailes e jantares, servidos a moda gaúcha, provenientes de uma equipe de cozinha e churrasco que há muitos anos preza pela qualidade e tradição Rio Grandense, trabalhando voluntariamente.

 

A entidade tem como lema: "Relembrar, Honrando as Tradições do Rio Grande do Sul", seu símbolo é representado pela boleadeira e suas cores são vermelho e branco.

 


Galeria de fotos

voltar topo